Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

As caixinhas de maracá estão em todo lugar...

Depois que Oscar ( Latino ) começou a contar histórias usando as caixinhas de maracá , começou a apresentá-las nos mais diversos lugares. Na Fundhas ( Fundação Hélio Augusto de Souza) . Fundação que atende a crianças e adolescentes em vulnerabilidade Social em São José dos Campos, de forma voluntária participou do Sarau Cultural realizado na unidade Arte Educação Sede em Agosto e na finalização das atividades , na Mostra Cultural e em Dezembro.
                                                                       Sarau Cultural


Expo - Fundhas - Mostra Cultural com as atividades do Projeto " Paz na Fundhas, com respeito ela se faz".



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dia das Crianças: Homenagem para Seu Antônio

No feriado de 12 de Outubro de 2010 um junto ao um grupo de amigas: Carol e Ariane foram realizadas brincadeiras, contação de histórias com as caixinhas de Maracá e um teatro de sombra contando uma das histórias do Sr Antônio Alexanmdre , querido amigo , grande contador de história , dono do " bar dos amigos" em Ubatuba























Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Em Outubro deste ano (2010) Oscar  participou juntos aos adolescentes da EFETI D° Pedro de Alcântara ( Ensino Fundamental em Tempo Integral ) da  Feira do Jovem Empreendedor Joseense , feira que tem o objetivo de  incentivar a cultura empreendedora junto ao público jovem, ,possibilitando espaços de informação, interação e oportunidades de negócios. Nesta ocasião Oscar particpou da concepção e construção da parte  estrutural de uma escada rolante com sensor e para deficientes físicos, a idéia desta escada concebida pela empresa fictícia "SER" (Serviços em Escadas Rolantes) era a de economizar energia elétrica e possiblitar acesso e conforto aos portadores de necessidades especiais.


Chico dos Bonecos e as Caxinhas de Maracá...


Em uma oficina ministrada pelo brincante Chico dos Boneco em São José dos Campos , Oscar ( Latino) agregou um elemento riquíssimo as suas contações de história :  A caixinha de maracá, também conhecida como escada de maracá , um brinquedo milenar e interplanetário com fitas e 6 caixinhas que descem como uma cascata  e encantam a adultos e crianças dando asas a imaginação...

 Apresentação na   Creche Dom Pedro de Alcântara, Zona Sul de São José dos Campos.




                        Brincando com as crianças do Ubatumrim: Esmeralda, Aminadabe e Matheus

                                                 Casa do Idoso , em São José dos Campos.

Baú de Histórias

Fã da Cia Ópera na Mala  ,Oscar  teve a oportunidade de assistir no Sesc São José dos Campos espetáculos  que contavam histórias tradicionais de diversas partes do mundo. Nesta ocasião vivenciou um pouquinho do mundo mágico de Cris Miguel  e Sérgio Serrano, pessoas simples e encantadoras  que enriquecem o imaginário dos admiradores.





Teatro e recreação


Esta é uma experiência junto a um grupo de recreação em 2009 na Fazenda Brasil em Paraibuna. Nesta ocasião houve a  apresentação da peça teatral " O Rato e a Ratoeira " e  uma oficina de confecção dos personagens da peça com materiais reutilizáveis.



A paixão por um instrumento...


 Em 2008 Latino, tomou duas decisões que mudariam o rumo de sua histótia : Iniciou o curso de pedagogia, (estudando a luz de velas) e entrou no curso de construção de Rabecas na Fundart de Ubatuba sob a coordenção do Lutier Mário Gato. Quando veio morar em São José dos Campos, trouxe sua primeira rabeca ainda inacabada. Em 2009 iniciou aulas de Luteria  (Construção de violas) na Fundação Cultural de São José dos Campos com o Srº Benedito , foi aí que despertou a vontade de terminar sua primeira Rabeca e construir outras com material reciclável com o objetivo de democratizar o instrumento.











O valor de um pedaço de gravata...

Em 2008, mais precisamente em Outubro , Latino estava sem trabalho em São José dos Campos , e como presente de casamento ganhou de Ari Pereira  um "vale  trabalho " no grupo  "Boneco vivo".
Latino relutou um pouco em se jogar nos braços da arte, trabalhando duro para sustentar a família como pintor, roçador  e até mesmo guarda noturno (acreditem) no entanto em Julho de 2009 aceitou o convite de Ari Pereira e Vivian Rau  e iniciou o rico  aprendizado do Teatro de Mamulengos, genero que o grupo pesquisa e pratica há 10 anos.


 
Parte do Espetáculo de Mamulengos "A Fabulosa Caravana de Seu Malaquias".
Parte do espetaculo "A Fabulosa Caravana de Seu Malaquias" teatro de mamulengos nos seus moldes originais conforme pesquisa e vivência do Grupo Boneco Vivo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Participação na Cia teatral "Boneco Vivo"


A partir da confecção de  rabecas (instrumento de origem árabe utilizado desde a Idade Média, de arco, precursor do violino) na Fundart de Ubatuba-SP Oscar  se apaixonou pelo instrumento. Do tradicional partiu ao contemporâneo e iniciou a construção de rabecas com materiais alternativos   como o jornal, papel craft e outros reutilizáveis. Em 2009 iniciou sua participação no grupo Boneco Vivo, companhia  teatral de São José dos Campos que dá vida a   mamulengos . No espetáculo, “A Fabulosa Caravana de Seu Malaquias “ a rabeca , feita de jornal é encantadora de serpentes, pois é construída de materiais descartados no Meio Ambiente.






 .

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Xadrex e as Caixinhas de leite...

Oficina realizada de forma voluntária na Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) com o objetivo de estimular a prática do xadrex e tornar o jogo mais acessível ensinando a confeccionar as peças comcaixinhas de leite.